7 Dicas de segurança digital para evitar invasões indesejadas em seu computador
Invasões cibernéticas e ataques hackers são o flagelo desta geração altamente digital. O problema envolvendo a segurança digital é bem mais antigo do que se parece, e tem afetado milhões de usuários ao redor do mundo. E o custo disso é cada vez maior, visto que 65% de todo o dinheiro do mundo está na forma digital.
Esse perigo mostrou recentemente suas caras em Maio de 2017. Um vírus digital encapsulado em um e-mail, conhecido como WannaCry (“quero chorar” em português), atingiu mais de 300 mil computadores, se apropriando de todos os arquivos dos usuários.
No entanto, mesmo com as atividades constantes das empresas em proporcionar soluções para estes inconvenientes, elas não garantem que novos ataques possam surgir.
Por isso, as 7 dicas de segurança digital a seguir são imprescindíveis para que você possa reduzir os riscos que uma invasão ocorra em seu computador. Confira!
- Atualização do sistema operacional
Sempre fique atento as atualizações do sistema operacional de seu computador. Os mais de 300 mil afetados pelo WannaCry poderiam evitar essa dor de barriga se atualizassem a sua versão do Windows.
Atualizar regularmente seu SO é uma medida preventiva, pois além de corrigir erros, aumentam a robustez do sistema e aprimoram a segurança das informações que são armazenadas nesse sistema.
- Fazer backup dos arquivos
Mesmo com atualizações e programas antivírus modernos, nada é garantido. Os vírus e arquivos nocivos se aprimoram com o tempo, sendo desenvolvido por hackers experientes e efetivos.
Por isso, sempre faça um back-up de seus arquivos mais importantes. Mantenha-os em algum sistema de nuvem, como Dropbox ou Google Drive. Caso queira mais segurança ainda, a dica é armazenar uma cópia destes arquivos em um HD externo, facilmente encontrado em lojas de informática.
- Instalar e atualizar rotineiramente um antivirus
Com os avanços da segurança digital, os programas responsáveis por garantir a proteção dos computadores estão acompanhando a modernidade, e se adaptando cada vez mais as novas ameaças que surgem.
É importante escolher um bom antivírus para seu computador e mantê-lo atualizado. Isso reduz sua exposição a dados suspeitos, bem como estará regularmente adequado para identificar novas ameaças.
- Não executar arquivos suspeitos (em especial, os executáveis)
Este erro é um dos mais comuns e o que mais causa dor de cabeça para os usuários. Os hackers sabem muito bem que os desavisados, por fazerem downloads com frequência, podem abrir arquivos suspeitos com a extensão “.exe” ou “.msi”.
Cuidado com programas ou outros tipos de arquivos que precisam ser instalados em sua máquina. Sempre baixe de sites confiáveis e não faça download de supostas cópias gratuitas de programas pagos.
- Verifique sempre suas senhas
É muito fácil se perder com tantas contas de e-mail, redes sociais e aplicativos. E um perigo que todos caem é utilizar a mesma senha para todos estes serviços. Esta dica será imprescindível para sua segurança digital.
Crie o hábito de guardar suas senhas em um local seguro. Faça senhas diferentes para cada tipo de conta, alternando entre números e caracteres alfanuméricos. De preferência, evite a opção de “Lembrar-me” para algumas de suas contas mais importantes.
- Fique atento a conexões wifi fora e dentro de casa
Algumas conexões via wifi em locais públicos são abertas, e podem oferecer riscos para sua máquina. Neste caso, verifique se a rede possui regras de autenticação ao serem acessadas e evite conexões públicas sem esse tipo de credencial.
A segurança digital pode estar comprometida em sua casa, caso utilize wifi para se conectar a internet. Procure sempre mudar a senha de conexão, e passa-la apenas para pessoas confiáveis.
- Tenha sempre uma conta de e-mail e número de telefones verificados
Alguns serviços de e-mails, como o Gmail, possuem a verificação de autenticidade por vincular seu endereço eletrônico com o número de celular. Essa estratégia é interessante para incrementar a segurança digital.
Cadastre o número de seu celular associado com sua conta de e-mail. Ao fazer isto, qualquer tipo de atividade suspeita ou serviço de recuperação de senha podem ser acessados e verificados por SMS ou ligações.
Sua segurança digital é importantíssima. Estas dicas, apesar de serem simples e diretas, são imprescindíveis para aumentar a proteção contra ataques cibernéticos. Por isso, mantenha-se atualizado e procure seguir cada uma delas, para o seu bem e também das suas informações