Acompanhamento Processual Online nos Tribunais do Poder Judiciário
A internet trouxe transformações em todos os setores da sociedade e o direito brasileiro vem acompanhando essas mudanças. Novas formas de transmissão de informações e de interatividade com a população vêm sendo adotadas pelos tribunais. Dentre elas, o acompanhamento processual online.
A implementação da lei Nº 11.419, de dezembro de 2006, que trata da utilização de processos digitais pelos tribunais, possibilitou que operadores do direito e cidadãos comuns possam pesquisar e acessar, por meio da internet, as demandas judiciais que lhes dizem respeito.
Em termos de eficiência, os serviços digitais permitem eliminar da vida dos cidadãos os deslocamentos desnecessários, a impressão e a autenticação de documentos e os tediosos tempos de espera nas filas, permitindo uma redução, em até 97%, nos custos anuais do governo.
Além de ser possível retirar e autenticar certidões, requerer documentos, consultar pendências com a justiça (como multas, por exemplo) e verificar a regularização de imóveis e veículos, dentre tantos outros serviços, a população tem agora, a sua disposição, o Sistema Push.
Acompanhamento processual online: Conheça o sistema Push
Também conhecida como webcasting, a tecnologia push (palavra que significa empurrão, ou empurrar, em inglês) consiste em um sistema de acompanhamento processual online que envolve a distribuição de conteúdo por meio da internet, que leva (“empurra”) uma informação de um servidor para um cliente.
Os Tribunais de Justiça de todo o Brasil tem feito uso desse sistema de acompanhamento processual online para enviar informações sobre os processos requisitados pelos usuários, Sempre que há uma atualização de informações dos processos cadastrados, um e-mail é enviado ao usuário, comunicando-o a respeito.
Através do Sistema Push, é possível receber, automaticamente, informações sobre a movimentação de processos de pessoas físicas e também obter Boletins de Jurisprudência (informativos destinados aos profissionais da área de direito). O usuário pode requerer informações sobre vários processos ao mesmo tempo.
Passo a passo para utilizar o sistema push
Para se cadastrar, basta entrar no site do tribunal onde tramita o processo de interesse e se cadastrar seguindo as instruções fornecidas, que são autoexplicativas.
Elaboramos aqui, um passo a passo desse cadastro, que é bastante simples. Veja:
- Passo 1: Para o cadastro você deve preencher os campos em branco com seus dados e depois clicar em “gravar”;
- Passo 2: Após clicar em “gravar”, você irá receber uma notificação por e-mail confirmando o seu cadastro;
- Passo 3: Com o cadastro realizado, você já pode acessar o sistema push e para isso deve informar seu e-mail e senha que cadastrou para ter acesso a esse sistema.
Nenhum programa ou aparelho especial é necessário. Tabletes, smartphones, PCs, notebooks ou quaisquer outros aparelhos, com acesso à internet, são capazes de receber as atualizações.
Simples, prático e muito eficiente, esse sistema de acompanhamento processual online é mais uma facilidade que esse “admirável mundo novo” da tecnologia coloca a seu dispor!
E então gostou do artigo sobre acompanhamento processual online? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!
Fontes: http://www.trt1.jus.br/servicos-push
http://www.migalhas.com.br/arquivo_artigo/art16082005.htm
http://www4.tjce.jus.br/spush/Tutorial_SPush.html