Alistamento militar online: Saiba mais sobre o assunto
Desde 2017, os jovens que desejam se inscrever para participar do alistamento militar poderão aproveitar a facilidade de fazer esse procedimento por meio da internet, mas desde que residam em algum dos vinte estados que irão receber essa solução. Para aqueles que desejam utilizar esse recurso, pode realizar o alistamento militar online até 30 de junho deste ano.
Antes de haver o alistamento via online, os jovens que atingiram a idade de 18 anos deveriam se alistar por meio da Junta, órgão brasileiro que é administrado pela prefeitura municipal de cada cidade.
Para comparecer nesse local, era preciso estar com todos os documentos solicitados para garantir a declaração que comprova o comparecimento para o alistamento.
No entanto, esse processo estava um tanto quanto desatualizado e apenas representava uma dificuldade a mais para que os jovens pudessem se apresentar ao exército brasileiro.
Esse foi um dos principais motivos que levaram ao aprimoramento do setor e que possibilitou que se começasse a realizar o alistamento militar online.
Vantagens do alistamento militar online
A liberação dessa forma de alistamento, permite que os jovens brasileiros realizem a sua inscrição no processo seletivo com muito mais facilidade. Para garantir isso, o governo irá sempre estar em contato com os candidatos através dos meios de contatos solicitados pelo sistema.
Alistamento militar online: Como fazer
Um dos primeiros passos que devem ser feitos para utilizar essa opção mais fácil de se alistar, é entrar na página do governo destinada ao exército brasileiro para conferir quais estados já liberaram a possibilidade de fazer a inscrição por meio da internet.
Após realizar a inscrição, os jovens deverão acompanhar o seu estado, por meio da mesma página utilizada para informar o seu alistamento, com a finalidade de verificar se irá continuar a participar do processo seletivo ou não.
O desenvolvimento dessa solução, sem dúvida, foi uma decisão bastante acertada, pois o Brasil é um país com dimensões continentais e isso pode dificultava que os jovens brasileiros comparecessem para confirmar a sua participação no processo de seleção que é obrigatório. Esse serviço chegou para oferecer mais acessibilidade e dar maior segurança ao sistema.
Passo a passo para se alistar no exército via online
Para realizar o alistamento militar online, o jovem precisa acessar este site e clicar em um botão que diz “Moro no BRASIL e quero me alistar”. Feito isso, o usuário será redirecionado para uma nova página que solicitará algumas informações como, por exemplo, o CPF e data de nascimento.
Além desses dados, o jovem deverá estar com os seguintes documentos em mãos:
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Documento de nacionalização ou de identificação;
- CPF (caso não possua deve-se realizar a inscrição no cadastro de contribuintes acessando o site da Receita Federal, pois este documento é obrigatório para o alistamento online).
Após informar os primeiros dados solicitados, o jovem deve clicar no botão avançar. Uma nova página será carregada com todas as orientações necessárias para concluir o processo de alistamento por meio da internet. Ao final, também será preciso informar um número de celular e uma conta de e-mail para facilitar a comunicação entre as partes.
O alistamento militar online é uma ferramenta bastante prática e que tem como objetivo garantir que todos os jovens brasileiros participem todo processo de seleção. Essa certamente foi uma decisão bastante acertada do governo para estimular aqueles que completam 18 anos a fazer parte do exército.