Ocorrência Policial online: Saiba como fazer o registro
Se você já teve que ir a uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência, sabe como o procedimento é cansativo. Deslocar-se até o local, esperar pelo atendimento, apresentar documentos, preencher formulários e por aí vai. Felizmente, esse moroso procedimento está sendo substituído pela ocorrência policial online.
Os departamentos das Polícia Civil dos estados brasileiros estão trazendo inovações tecnológicas para seus serviços e já é possível fazer um boletim de ocorrência, por meio da internet, sem deixar o conforto de sua casa.
Na Delegacia Virtual da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, é possível comunicar o desaparecimento de pessoas (e o encontro daquelas que estavam desaparecidas), notificar acidentes de trânsito (sem vítimas), comunicar a perda ou extravio de objetos pessoais e de documentos e apresentar queixas de danos simples.
Mas o tipo de ocorrência policial online varia de um estado para o outro. Na Delegacia Online da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por exemplo, além de todas as opções de ocorrência possibilitadas pela polícia de Minas, é possível registrar ofensas pessoais, maus tratos a animais e perturbação do sossego.
Já a delegacia online do estado do Acre permite o registro da ocorrência de furto e extravio de objetos pessoais, celulares e documentos. Mas os serviços têm sido ampliados com frequência. É preciso verificar as opções da delegacia online de seu estado.
Como fazer o registro de ocorrência policial online
O registro de ocorrência policial online é feito através do preenchimento de formulários, que vão sendo apresentados ao usuário de forma gradativa, ou seja, ele preenche algumas informações e novas solicitações de preenchimento vão surgindo: uma forma de tornar mais fácil o registro.
As ocorrências só podem ser feitas por maiores de 18 anos, que deverão dar informações de seus documentos pessoais. No caso de cidadãos estrangeiros, é pedido que informem o número de seus passaportes ou do Registro Nacional de Estrangeiros em que estão escritos.
Não é preciso nenhum programa especial para fazer uma ocorrência policial online. Através de qualquer aparelho que tenha internet o cidadão pode ter acesso ao serviço. Basta entrar no site da polícia civil do estado onde está e procurar o link “Delegacia Virtual”, “Delegacia Online” ou “Delegacia Digital”.
A forma de fazer o registro online é um pouco diferente de um estado para o outro. Mas em todos os casos não é nada complicado. Fizemos um pequeno tutorial baseado na Delegacia Eletrônica do Estado do Ceará.
- Acesse o site da polícia civil do estado onde se deu a ocorrência. Se você não souber o endereço eletrônico, digite no Google (ex: fazer boletim de ocorrência online Ceará).
- Aparecerão as opções de ocorrências que podem ser feitas através do site. Escolha a que você quer registrar.
- O sistema pergunta se você é a vítima do ocorrido ou apenas o denunciante. Marque a opção que lhe representa.
- É preciso ter com você o número de seu CPF e de sua carteira de identidade. O site dará algumas instruções a seguir. Você terá que escrever, em poucas palavras, o que aconteceu.
- Será enviado por e-mail, o número do protocolo de sua solicitação. As informações que você prestou serão checadas, o que poderá demorar alguns dias.
- Uma vez verificada a veracidade de suas informações, você receberá um novo e-mail, contendo o boletim de ocorrência digital e uma chave de acesso.
- Missão cumprida! Imprima o documento, assine, e ele estará pronto para ser usado com a mesma força legal de um boletim de ocorrência feito presencialmente em uma delegacia.
O que todo mundo espera, é nunca ter que fazer um boletim de ocorrência, não é mesmo? Mas é muito bom saber que, caso seja preciso, podemos contar com o serviço de ocorrência policial online, que pode ser feito com maior tranquilidade, sem ter que esperar pelo atendimento em uma fila (que ninguém sabe quanto tempo irá durar!) e no conforto de nossos lares.
Fontes:
http://www.policiacivil.mg.gov.br/