Trabalho online como Freelancer
Com certeza, você já ouviu a expressão freelancer. Ela vem do inglês – free (livre) e lance (lança) – e foi originada na Idade Média, quando alguns cavaleiros trabalhavam oferecendo seus trabalhos a quem estivesse disposto a pagar.
Ao longo do tempo, a expressão passou a ser usada para se referir a pessoas que trabalham por conta própria.
O mercado freelance vem se modificando ao longo da história, sempre se adaptando às mudanças pelas quais a sociedade passa. Antes da internet, aqueles que queriam oferecer seus trabalhos anunciavam suas habilidades em jornais, rádios e panfletos. Hoje em dia, a web se tornou o meio mais utilizado não só para os freelances oferecerem seus serviços, mas também para os empregadores buscarem por eles.
Existem sites especializados, direcionados para o mercado freelance, que contam com milhares de profissionais inscritos. Neles se cadastram tanto os freelances, quanto aqueles que procuram por alguém que realize algum trabalho para eles.
A inscrição nesses sites é vantajosa para os dois lados. O freelancer têm a oportunidade de expor seus trabalhos e habilidades e têm o pagamento garantido, uma vez que o trabalho só é liberado para começar a ser feito quando o dinheiro for depositado pelo contratante.
Já aqueles que procuram por profissionais têm a sua disposição um grande leque de possibilidades e podem escolher pela melhor proposta, levando em consideração as qualificações dos freelances e o preço que cobram pelo serviço.
Além disso, caso o profissional não cumpra com o que foi combinado, o dinheiro é devolvido.
Abaixo, você encontra um passo a passo que fizemos de como esses sites funcionam. Confira a seguir!
Como funciona um site para trabalhar como freelancer
Passo a passo:
- Os freelances inscrevem seus perfis no site, falando sobre si, sobre suas habilidades e o que têm a oferecer. Geralmente, fazem um portifólio, o qual pode ser consultado pelo contratante.
- Quem está disposto a contratar, cadastra-se e publica um projeto, falando de seus detalhes: que tipo de trabalho precisa, o perfil do profissional que procura e o orçamento que tem.
- O trabalho é oferecido, pelo site, aos profissionais que se adequam a ele, e aqueles que se interessarem pelo trabalho fazem suas propostas. Depois o cliente transfere o valor acordado para o site.
- Os sites oferecem canais de contato entre o cliente e o profissional, como chats, por exemplo. O processo de comunicação entre eles é todo mediado pelos sites.
- Quando o trabalho é entregue e o cliente confirma sua satisfação, o dinheiro é repassado para o freelance.
- O cliente avalia o desempenho do profissional e este avalia sua experiência com o contratante.
- Os sites oferecem planos de benefícios tanto para os clientes, quanto para os freelances e cobram um percentual, que geralmente varia entre 8% e 15% do valor da proposta aceita.
Como pode notar, fazer parte de um site para trabalhar como freelancer é muito fácil, e se você tiver foco e for uma pessoa dedicada, com certeza pode gerar bons lucros a partir dessa forma de negócio online.
Alguns sites têm conquistado notoriedade na área, como é o caso da Workana, Freelancer.com, 99freelas, NearJOB e PROLANCEER.
Para ser um freelancer, é necessário muita dedicação, muita pesquisa e qualificação constante. O mercado é promissor, mas também é muito exigente! E quanto a você? Se aventura a navegar por essas águas?
http://exame.abril.com.br/carreira/6-sites-para-encontrar-trabalho/
4 Comentários