Uber – Transporte Privado Urbano com aplicativo online
Criado nos Estados Unidos em 2009, o aplicativo UBER surgiu com a proposta de fornecer aos seus clientes um atendimento cinco estrelas, com carros luxuosos dirigidos por pessoas bem vestidas e gentis, com postura de motoristas particulares. Em outras palavras, o objetivo era oferecer o serviço de táxis de luxo.
Rapidamente, o UBER se expandiu pelo mundo. Nos dois anos que se seguiram a sua criação, já havia faturado cerca de 50 milhões de dólares em investimentos e hoje, menos de dez anos depois, seu faturamento ultrapassa os 100 bilhões. Enquanto a empresa ganha o mundo rapidamente, as polêmicas em torno dela não param de crescer.
A principal polêmica é levantada pelos taxistas, que têm perdido muitas corridas. Eles alegam que a concorrência é desleal, uma vez que, enquanto precisam passar por caros processos para obtenção de alvarás, os motoristas do UBER só precisam se inscrever no aplicativo.
O que é preciso para se tornar um motorista do Uber
Uma pessoa não precisa ter uma licença especial para trabalhar para o UBER, mas para se inscrever como motorista é necessário atender a algumas exigências.
O candidato deve ser maior de 21 anos, tem que apresentar Atestado de Antecedentes Criminais e precisa ter CNH, de categoria B ou superior, com a inscrição EAR (Exerce Atividade Remunerada).
As exigências dizem respeito também aos carros. Todos eles precisam ter seguro para acidentes pessoais de passageiros e algumas solicitações devem ser atendidas, conforme as categorias e versões:
Categorias do Uber
O UBER possui duas categorias: UBERX e UBERBLACK. A primeira é mais simples e barata. Nela, os carros devem ter no mínimo quatro portas, ar condicionado, capacidade para atender até cinco pessoas e não podem ter mais que cinco anos de fabricação.
A segunda categoria é a original, de luxo. Além das exigências feitas para a categoria UBERX, na UBERBLACK os bancos precisam ter revestimento de couro, serem da cor preta e classificados como SUV ou Sedã.
Além de poder optar pelas categorias UBERX e UBERBLACK, o usuário também pode escolher entre quatro versões. Veja:
UBERPET: nela, seu bichinho de estimação é muito bem-vindo! Os carros possuem uma capa que protegem os bancos de pelos e outros inconvenientes que os pets podem causar.
UBERBAG: carros com porta-malas espaçosos. Ideais para quem precisa transportar bagagens, como o próprio nome já diz!
UBERPOOL: nessa versão, o passageiro pode dividir a corrida com outras pessoas (e o valor também, claro!).
UBERENGLISH: os motoristas são certificados como falantes fluentes do inglês.
As tarifas variam de acordo com a categoria e com a versão. Em algumas cidades todas as opções acima estão disponíveis. Em outras, apenas algumas delas.
Como usar o aplicativo do Uber
Como você vê, os usuários do UBER contam com muitas opções. Ficou interessado? Mostramos como utilizar:
✓ Primeiro, faça o download do aplicativo em seu celular.
✓ Cadastre as informações de seu cartão de crédito (no UBER, no geral, as corridas só podem ser pagas dessa forma, exceto em algumas cidades que já admitem pagamento em dinheiro).
✓ Você não precisa informar o endereço onde o carro deverá busca-lo, pois o UBER recebe os dados de sua localização pelo GPS do seu celular. Caso queira informar outro endereço, clique na lupinha e digite-o.
✓ O aplicativo pedirá que você escolha o tipo de serviço que deseja (conforme a categoria e a versão sobre as quais falamos acima).
✓ Se quiser saber o valor aproximado de quanto vai gastar escolhendo aquele serviço, digite o endereço para o qual você está indo.
✓ Agora é só clicar em “solicitar UBER” e está feito.
Até pouco tempo atrás, somente as capitais e algumas outras cidades (geralmente as maiores), possuíam os serviços do UBER, aqui no Brasil. Hoje, cidades de todos os tamanhos e localizações podem contar com os serviços desse aplicativo.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Uber_(empresa)
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/entenda-a-polemica-do-aplicativo-uber-9680.html